• contato@leirianefranco.com.br
  • (41) 9 9957-2719
News Photo

Aposentado por invalidez pode pedir aumento de 25% ao INSS

Para ter esse direito, o segurado deve comprovar que precisa da ajuda de terceiros, seja um parente ou profissional contratado, para realizar atividades diárias, como tomar banho e se alimentar.

"Esse adicional é importante para o aposentado com invalidez que, por vezes, precisa contratar ajudante, necessita de mais medicamentos, gastos extras com materiais ortopédicos, manutenções, dentre outros gastos adicionais, se comparado a um aposentado regular", afirmou Yuri Guimarães Cayuela, advogado especialista em tributação.

Adicional de 25% na aposentadoria De acordo com o INSS, o bônus de 25% na aposentadoria é um benefício exclusivo de quem não consegue mais trabalhar por causa de doença ou acidente. Apenas o médico perito do INSS está autorizado a decidir se esse trabalhador terá direito à aposentadoria por invalidez e ao adicional de 25%. Como solicitar o adicional de 25% na aposentadoria?

Segundo Cayuela, o aposentado que deseja ter esse adicional deve agendar uma perícia técnica pelo site ou aplicativo "Meu INSS" (veja logo abaixo como fazer). Também é possível marcar pelo telefone 135. Além disso, é preciso levar no dia da avaliação documentos pessoais e laudo médico que comprove a necessidade de ajuda para realização de suas necessidades básicas. Em caso de o adicional ser negado pelo INSS, o especialista orienta a procurar a Justiça.

 Veja o passo a passo para agendamento de perícia Pelo site Meu INSS - Acesse https://meu.inss.gov.br/ - No canto superior esquerdo, clique em "Entrar". Caso já tenha conta, digite seu CPF e senha. Caso contrário, clique em "Crie sua conta" - Clique em "Agendar Perícia" - Selecione a opção referente ao seu caso: 1 - Perícia inicial (se for a primeira vez) 2 - Perícia de prorrogação (se recebe o benefício e ainda não tem condições de retornar ao trabalho) 3 - Remarcar perícia (caso não possa comparecer no dia e hora agendados ou não tenha sido atendido pelo perito) 4 - Perícia Presencial por Indicação Médica (após análise dos documentos médicos anexados no pedido inicial) - Selecione agência, dia e horário desejados - Acompanhe o pedido em "Agendamentos/Solicitações" Pelo aplicativo Meu INSS - Baixe o aplicativo Meu INSS, que está disponível na Play Store (Android) e Apple Store (iOS) do seu celular...

Veja mais em https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2021/05/10/25-adicional-aposentadoria-invalidez-inss.htm?cmpid=copiaecola

Compartilhar Artigo

Comentário

DESEJA OBTER MAIS INFORMAÇÕES?

Este site utiliza cookies para fornecer a melhor experiência possível a você. Suas preferências podem ser alteradas a qualquer momento nas definições de cookies do seu navegador. Veja nossa Política de Privacidade, clicando aqui.